Notícias

Conheça um pouco mais a Flora Mundi

Qual a diferença entre desenvolvimento sustentável e sustentabilidade?

image

  • Levamos décadas escutando a necessidade de pararmos de utilizar os recursos naturais com tanta voracidade, pois eles não se regeneram no mesmo ritmo que os consumimos. Destruímos o planeta a cada segundo. Diante deste quadro, quando falamos de futuro, mencionamos a possibilidade de dar ao Planeta um possível desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade. Estas palavras contêm significados diferentes. Esses termos foram inicialmente discutidos na Conferência de Estocolmo (1972) e vem sendo discutido nas últimas décadas.

     

    Desenvolvimento sustentável

    É uma teoria que vem se firmando desde 1986 e tem sentido amplo, significa o que pode ser mantido, que pode ser perpetuado. Esse conceito é vinculado aos discursos nos setores da educação, política e publicitária. Portanto, estabelece que o ser humano deve fazer uso racional dos recursos, promovendo a qualidade de vida para todos, e ao mesmo tempo minando os problemas ambientais.

    As empresas devem procurar desenvolver a mentalidade de seus colaboradores e incentivar mudanças de atitude individuais, encorajando o desenvolvimento de ideias inovadoras e sustentáveis. Esses planos são desenvolvidos também pelos governos, com a finalidade de ampliar a magnitude de uma determinada atividade enquanto protege o meio ambiente e as comunidades humanas.

     

    Sustentabilidade

    É um processo que envolve várias vertentes, com a finalidade reconhecer a necessidade de reduzir seu excesso de consumo em benefício daqueles que não possuem condições de consumir o mínimo necessário, através da mudança do modo de vida, privilegiando a redução ou eliminação de insumos não renováveis; promovendo a reciclagem em geral, oferecendo educação ambiental e conservando os recursos hídricos, florestais e solos. Ações como essa ajudam a não passar pela dificuldade da escassez de recursos que é uma ameaça eminente já para as gerações presentes.

     Os primeiros passos em direção ao desenvolvimento sustentável começam por cada um fazer sua parte, pensar de forma coletiva e se conscientizar de que fazemos parte do meio ambiente e o que fazemos com ele prejudicamos a nós mesmos.

     O desenvolvimento sustentável é o que promove a sustentabilidade. Os planos de desenvolvimento sustentável buscam a sustentabilidade de duas maneiras:

     

    Sustentabilidade tecnológica

    São planos baseados na crença de que a tecnologia pode expandir os limites das atividades econômicas e solucionar a escassez de recursos, compensando danos ambientais. A inovação tecnológica acoplada a um sistema de avaliação que reflete o verdadeiro custo de uso e disponibilização dos recursos naturais, e são desenvolvidos em resposta ao inevitável crescimento da população humana, a urgente necessidade de mais trabalho e ao desejo de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

     

    Sustentabilidade ecológica

    Estão fundamentados nos avanços do conhecimento ecológico e de proteção ambiental, que requerem níveis reduzidos de crescimento populacional e de uso dos recursos naturais para manter as atividades humanas dentro dos limites impostos pelo meio ambiente, o que significa viver dentro da capacidade de suporte do meio ou sustentação ecológica, onde os sistemas naturais ditam o modelo de desenvolvimento econômico.

    A sustentabilidade é promovida pelo desenvolvimento sustentável, é determinada pelo anseio de condições sociais e econômicas, tais como altos níveis de participação da população e baixos níveis de desemprego.

    A sustentabilidade é alcançada quando se satisfaz as necessidades das gerações atuais e futuras sem a perda da integridade do meio ambiente. A sustentabilidade é limitada pela capacidade do meio ambiente natural regenerar os recursos naturais e absorver resíduos, em resposta às atividades sociais e econômicas.

    Fonte: http://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2018/10/18/1162392/diferenca-desenvolvimento-sustentavel-sustentabilidade.html